segunda-feira, julho 16, 2007

Este é o Eucidaris tribuloides!





Filo: Echinodermata
Classe: Echinoidea
Ordem: Cidaroida
Família: Cidaridae
Nome em inglês: slate-pencil urchin

O Echinodermata (do grego, echinos = ouriço + derma = pele) é um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis. Incluem estrelas-do-mar e ofiúros (classe Stelleroidea), ouriços-do-mar e bolachas-da-praia (Echinoidea), crinóides (Crinoidea) e holotúrias (Holothuroidea). Nenhum é parasita ou colonial, todos são animais grandes, marinhos; vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Nos adultos há simetria radial.
O ouriço-do-mar tem corpo arredondado, coberto por espinhos móveis. A boca, grande, fica na superfície oral (posição "ventral" quando o animal está apoiado). Vive em rochas, no lodo e no fundo do mar. Locomove-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Alimenta-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.

4 comentários:

Jp disse...

AAAAAAAHHHHHHHHH!!!!!! Fizeste-me lembrar daquela monga (cujo nome esqueci) que nos corrigiu os exames de Invertebrados! Ferreira, lembras-te? Burra todos os dias, p*ta que pariu, que era tão lenta...

João Gaspar disse...

Ana qualquer coisa, não era?
Ana Maria... ?

Humm...

Miguel Ferreira disse...

Ana Maria.Impecável

Jp disse...

Ainda bem que já actualizaram o calendário! Mas não se arranja asim nada mais feinho? É que só beldades também dá cabo de uma pessoa... Que depois sai à rua e fica desiludido (isto vindo de um gajo que esteve 5 dias sem sair de casa...)!